Qual a importância dos prazos na construção civil?

A importância dos prazos na construção civil está totalmente relacionada à produtividade e, consequentemente, aos custos de obra.

Além de custos diretos relacionados à própria obra, há custos indiretos importantes e que podem vir a comprometer toda a lucratividade do empreendimento. E não são apenas aqueles relativos a atividades administrativas ou mesmo a eventuais multas. Há casos em que os atrasos se transformam em ações judiciais, com prejuízos exponenciais e que podem comprometer até mesmo a viabilidade do negócio da construtora.

Então, o primeiro ponto a considerar é a cadeia de ações que compõem uma obra. Por se tratarem de atividades em sequência, atrasos em uma das etapas de obra geram adiamentos nas fases que se seguem. A depender da dimensão do atraso e da complexidade dos elementos a serem construídos, pode ou não ser possível trazer a obra de volta para o cronograma original.

Antes de aprofundar na questão da gestão de tempo de obra, vamos listar quais são as principais etapas de obra e os respectivos impactos no cronograma. De uma forma resumida, podemos dizer que os principais prazos de obra são os seguintes:

  1. Planejamento e projeto: é claro que encurtar os prazos dessa etapa ajudam a antecipar a entrega da obra e até a acomodar eventuais atrasos no futuro. No entanto, apressar demais o desenvolvimento dos projetos e do planejamento pode resultar em problemas lá na frente, com adaptações e retrabalhos;
  2. Preparação do terreno e fundações: além de custosas, essas etapas consomem bastante tempo. Por isso, é importante manter um controle rigoroso sobre os prazos de terraplanagem, contenção e fundação;
  3. Estrutura e vedações: nesta etapa estão, possivelmente, as principais oportunidades de ganho de velocidade de execução. Isso porque é onde podem ser aplicados elementos pré-moldados de grandes dimensões. No entanto, se a opção for por estruturas moldadas in loco, é preciso um controle ainda mais afinado do cronograma físico-financeiro;
  4. Acabamentos e instalações: nesse momento, quanto mais industrializadas forem as soluções, menor o risco de impactos no prazo de entrega da obra. É importante lembrar que, por ser esta uma das etapas finais da construção, há pouca margem de manobra à frente para acomodar replanejamento dos cronogramas. A pressão dos prazos é ainda maior se já houverem atrasos acumulados de fases anteriores;
  5. Inspeção de qualidade e limpeza pós-obra: ao fazer todo o planejamento da obra é imprescindível considerar o tempo necessário para as averiguações de qualidade e a limpeza antes da entrega para o cliente. É interessante deixar alguma gordura para acomodar eventuais retrabalhos de itens que não passarem pela inspeção final.

Agora, vamos refletir um pouco mais sobre os principais desafios das construtoras na gestão do tempo na construção civil.

Quais os principais desafios da gestão de tempo na construção civil?

O que não faltam são desafios no gerenciamento do cronograma de construção. Evidentemente, cada construtora tem características próprias que impactam de maneira diferente e refletem de formas diversas a importância dos prazos na construção. Ainda assim, podemos dizer que os principais impactos nos prazos previstos de obra estão ligados a imprevistos. E estes, como sabemos, podem ter inúmeras origens.

Desde condições climáticas desfavoráveis ao trabalho, flutuações de preços de materiais ou mão de obra mais intensas do que a média, escassez de materiais ou mão de obra, são praticamente infinitas as possibilidades de imprevistos de obra.

Além disso, há importantes desafios de obra relacionados a, por exemplo:

  • Coordenação de projetos
  • Gestão de times
  • Tomada de decisão
  • Gestão de contratos
  • Relacionamento com o entorno

Essa lista também parece ser inesgotável. Vamos, portanto, nos concentrar em alguns dos desafios mais comumente encontrados em obras.

Planejamento inadequado

O planejamento inicial tem influência direta e definitiva tanto na definição quanto no cumprimento dos prazos de obra.

Podemos listar como desafios dessa etapa as estimativas imprecisas de tempo necessário para cada etapa ou um otimismo quanto à incidência de imprevistos. Também é neste momento em que é preciso ser o mais realista possível com relação à complexidade das atividades e à interdependência entre atividades.

Escassez de mão de obra

Como a construção civil é intensa no consumo de mão de obra, qualquer flutuação na disponibilidade de trabalhadores afeta o andamento das obras. É importante lembrar que, conforme a pesquisa Panorama da Mão de Obra na Construção Brasileira, da Grua Insights, 3 em cada 4 obras atrasa por causa da falta de trabalhadores nos canteiros.

Atualmente, a construção tem sofrido com escassez na quantidade de trabalhadores e consequente envelhecimento da força de trabalho decorrente da falta de interesse dos jovens pelo trabalho de canteiro. Outro fator que impacta os prazos de obra é a alta rotatividade de funcionários, assim como disputas trabalhistas.

Alterações no escopo do projeto

Nos casos em que há mudanças frequentes ou significativas no escopo do projeto o impacto no cronograma é quase certo. Nesse aspecto, as influências podem derivar de origens diversas, desde alterações na finalidade de uso da edificação, solicitações dos clientes ou mesmo novas descobertas no terreno.

É fundamental manter todos os envolvidos no projeto sobre a importância dos prazos na construção.

Coordenação de subcontratados

A gestão de empreiteiros e instaladores é bastante desafiadora para construtoras. Um intenso trabalho de coordenação precisa ser realizado para garantir que todos trabalhem de maneira orquestrada. Afinal, atrasos de um prestador de serviço podem impactar a atuação dos demais. É imprescindível contar com ferramentas adequadas e um fluxo de comunicação bastante afinado para evitar atrasos, conflitos e retrabalho.

A importância dos prazos na construção em cronogramas apertados

Às vezes, por mais planejamento que haja, os prazos impostos pelo contratante são apertados demais. Os principais desafios, nesses casos, são alocar adequadamente os recursos humanos e materiais e realizar uma supervisão muito rigorosa das atividades.

Recursos tecnológicos

Sem ferramentas tecnológicas a gestão de prazos de obra fica comprometida. São muitas frentes de trabalho simultâneas e é praticamente impossível para o gestor de obras fazer o acompanhamento do progresso, bem como a identificação de problemas antes que eles venham a causar atrasos.

Benefícios que refletem a importância dos prazos na construção

O próprio atendimento ao prazo combinado com o cliente já é o principal benefício de manter o cronograma da obra sob controle.

Funcionários de obra precisam estar cientes da importância dos prazos na construção

Não apenas porque atende à expectativa dos contratantes, mas também porque, infelizmente, o mercado da construção civil não é conhecido por ser fiel aos prazos. Em geral, compradores de imóveis já contam com atrasos e entendem a importância dos prazos na construção.

Por isso, atender ao prazo inicial não deixa de ser uma forma de se destacar no mercado.

Ainda assim, há outros benefícios que podemos elencar e que estão relacionados ao atendimento aos prazos de obra.

Redução de custos diretos

Ao atender aos prazos acordados em contrato, o construtor consegue manter os custos diretos sob controle. Afinal, é menos tempo de maquinário e outros recursos mobilizados para a execução da obra.

Da mesma forma, não é incomum que, no caso de atrasos, a quantidade de horas-extra aumente significativamente.

Tudo isso impacta no resultado do negócio, achatando a lucratividade da obra. A planilha deixa bastante clara a importância dos prazos na construção.

Redução de custos indiretos

Enquanto a obra não termina é necessário manter toda a estrutura de suporte que a permite funcionar. Isso inclui todo o pessoal administrativo, jurídico, equipes de projetos e outros.

Todas essas equipes são dimensionadas para atender a uma determinada demanda de obras simultâneas. No caso de sobreposição de obras em paralelo, a carga de trabalho desse pessoal aumenta, podendo levar a contratação de mais profissionais.

Melhoria da produtividade geral da construtora

Os impactos potenciais em outros canteiros da construtora refletem a importância dos prazos na construção. Os recursos humanos e materiais são, muitas vezes, compartilhados entre os empreendimentos. Logo, se algo fica alocado em um canteiro, vai atrasar o início da execução do próximo.

Com isso, todo planejamento da construtora fica comprometido, impactando diretamente na produtividade geral da empresa.

Melhoria da qualidade

Tudo o que é feito com pressa está mais sujeito a problemas de qualidade.

Ao seguir os processos esperados para cada etapa é maior a chance de conseguir atender às respectivas normas técnicas e realizar os testes de qualidade.

Sabemos, inclusive, que a qualidade da execução está diretamente ligada aos vícios construtivos, com problemas que aparecem no pós-obra e exigem assistência técnica.

Os pontos elencados anteriormente indicam boa parte da importância dos prazos na construção. Agora vamos ver dias sobre como atendê-los.

Como atender aos prazos na construção civil?

Já vimos neste texto que um passo importante para cumprir prazos de obra é considerar que imprevistos acontecem. Ou seja, eles precisam ser incluídos nos cronogramas de obra, pois é praticamente impossível evitar que impactem a execução.

Nesse contexto, o ideal é prever cenários alternativos, os famosos planos B. Claro que, por maior que seja a importância dos prazos na construção, não seria viável conceber duas maneiras de conceber todo o empreendimento, mas há procesoss e etapas que costumam estar mais suscetíveis a imprevistos. Para saber quais são, vale consultar obras passadas da construtora.

Com isto em mente, vamos listar alguns pontos fundamentais que permitem à sua construtora entender a importância dos prazos na construção civil.

Criar um planejamento de obra detalhado e realista

A literatura técnica oferece modelos de execução para praticamente qualquer atividade a ser realizada em canteiro. É, certamente, um ótimo ponto de partida para fazer o planejamento de obras e a definição do cronograma, incluindo os prazos de entrega.

No entanto, não é exagero afirmar que quase nenhum caso real segue fielmente o previsto pelos livros. Isso significa que o gestor de obra que entende a importância dos prazos na construção precisa buscar informações detalhadas sobre o projeto e as condições locais da obra. E isso é válido para cada uma das fases.

Também é uma prática muito importante olhar para projetos anteriores da construtora e dos projetistas envolvidos no projeto em questão. Isso permite entender o que funcionou e o que precisa ser melhorado, bem como identificar o que não vai ser passível de melhoria e consumirá mais tempo que o desejado.

Isso não significa que melhorias não devem ser buscadas, mas que a previsibilidade – inclusive de processos pouco eficientes – é um bem valioso para o atendimento a prazos de obra.

Conforme dissemos anteriormente, é preciso ser realista.

Acompanhe de perto as etapas mais críticas

Todas as etapas devem ser acompanhadas. Isto posto, dedique tempo a mais para planejar a execução, acompanhar o andamento e realizar ciclos de melhoria em etapas consideradas mais complexas.

O acompanhamento de etapas mais simples pode ser delegado a outras pessoas da sua equipe. Para que isso seja possível, é fundamental estabelecer indicadores que permitam visualizar se o andamento da obra está conforme o esperado.

Contar com ferramentas e indicadores

Contar com indicadores bem definidos e ferramentas tecnológicas é uma ótima maneira de acompanhar em tempo real a execução da obra. São esses recursos que irão indicar se a construtora entende a importância dos prazos na construção. Eles refletem imediatamente a importância dos prazos na construção.

Manter-se atualizado

O mercado da construção passa por ciclos de alta e baixa. Quando a atividade está aquecida, é esperado que, por exemplo, falte mão de obra. Isso tem uma relação direta com o cumprimento de prazos de obra e com os custos.

O gestor que consegue se antecipar com relação ao que está acontecendo tem melhores condições de fazer um planejamento mais fidedigno à realidade. Por isso, consumir conteúdo de qualidade e desenvolvido especialmente para a indústria da construção é uma forma de atentar para os prazos de obra.

Um resumo sobre a importância dos prazos na construção

Neste texto vimos que o cumprimento dos prazos influencia os resultados financeiros das construtoras, além de criar uma imagem melhor para o cliente final.

O planejamento adequado das atividades de obra é uma das formas de estabelecer prazos realistas e atender ao que foi firmado em contrato. É importante que todas as partes envolvidas estejam cientes da importância dos prazos na construção.

Para que isso aconteça, é imprescindível considerar que imprevistos vão acontecer e que alternativas devem ser incluídas no planejamento.

Além disso, trouxemos algumas dicas para melhorar o atendimento aos prazos de obra.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo.

Nos vemos na próxima!

grua-news

Assine a newsletter dos executivos da construção

Receba a newsletter da Grua Insights